quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Robôs e membros artificiais



Um exemplo é o sistema robótico desenvolvido pela Universidade da Califórnia chamado BLEEX, que se encaixa no corpo humano como uma peça de roupa e, imitando todos os seus movimentos, o auxilia a levantar pesos.

O sistema já havia sido apresentado em 2004, mas está em um ponto de desenvolvimento mais avançado a esta altura. No momento, é produzido para o uso militar e industrial, mas seus criadores estão trabalhando no sentido de, em cerca de três anos, o disponibilizar para cidadãos comuns que tenham dificuldade para andar e carregar peso.

Outro projecto apresentado foi o da mão artificial Dextra, da Universidade de Rutgers. Partindo do pressuposto de que, no caso de amputação da mão, os músculos e a parte do cérebro responsável pelos seus movimentos continuam intactos, os cientistas produziram um sistema, que recebe os sinais de sensores ligados à parte mutilada e os traduz em pequenos movimentos.

Até agora, movimentos bruscos ainda não são possíveis, mas dá para realizar tarefas mais simples como girar a chave na fechadura, abrir portas ou apanhar objectos de uma mesa, por exemplo.

Academica:  Edilane 2A

Nenhum comentário:

Postar um comentário