quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

TECNOLOGIA NA SAÚDE X ACESSO A POPULAÇÃO

O desenvolvimento cientifico e tecnologico nas areas de diagnostico, procedimentos e medicamentos, impossibilita de certa forma a garantia de todos terem acesso aos mesmos. Esses avanços, propicia aumentos nos custos, ocorrendo a quebra do vinculo de quem presta o atendimento e de quem o recebe.
Como a maioria da população não tem condições de custear estes gastos,acabam indo em postos e hospitais públicos, assim aumentando a demanda de pessoas cujo os casos não precisam de tecnologia avançada, por isso ocorrem as filas por exames desta precisão.
Na verdade esse acesso a tecnologia não chega a todos pois requer muitos investimentos,que hoje aindam não estão disponiveis.
O SUS,assiste pessoas com doenças desde das  mais simples como dengue ,malária,entre outros, até transplantes cardiacos, de figado,cirurgias, diversos. O importante é não privilegiar a parte da profissão que atrai a midia,que chama atenção para procedimentos novos, para a alta tecnologia, mas sim buscar que essa oportunidade chegue a todos ou pelo menos para os mais necessitados, aqueles que não tem condições de custear seus tratamentos.
Acadêmica: Mayana Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário