sábado, 30 de outubro de 2010

REVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA NA MEDICINA NUCLEAR.











A medicina nuclear tem crescido bastante com  o avanço da tecnológia. O uso de radioisótopos em exames tem multiplicado bastante, sua aplicação em diagnóstico e tratamentos  apontam novas possibilidades para a medicina. Essa substância denominada de traçadores são atraídos para órgão específicos. Antes de iniciar o exame é injetado no paciente uma pequena quantidade de material radioativo; que permite que o equipamento que possui um cristal que capta a radiação gere uma imagem que demora em média 20 minutos variando de acordo com o tipo de diagnóstico, é uma técnica que não causa dor ao paciente. É muito seguro do ponto de vista da radiação ,e as reações adversas são praticamente, inesístentes, ressaltou o médico do HSM, Ruy Borborema especialista em medicina nuclear. A braquiterapia é usado em vários exames como: cardiologia ( isquemias ), oneologia ( localização de cancêr ) : controles de tratamentos cirúgicos pesquisa de nódulos como:tireoídiano e lifonodomegalia;pesquisa de infecções e lesões no sistema muscular esqueletico;estudo da ventilação eperfusão pulmonar e outros.O aparelho utilizado nessa aplicação e o Gama Câmara.Entendo que com o avanço da medicina o diagnostico e tratamento de alguns câncer seja mais rapido.E com isso o paciente possa a ter uma vida mais longa e saudavel sem complicações.


Diario do Pará,terça feira,Belém.Pa.03.10.2010
Fasciculo 04

Enfermagem:2a noturno
Aluna:Susana Silva







quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PROJETO DE INFORMATICA

Na aula passada  foi elaborado o nosso primeiro projeto de informatica,orientado pelo professor Amiraldo,explorando o seguinte tematica:Quais as novas tecnologias  de saude no 7semestre,pois entendemos a importancia do crescimento tecnologico o qual todos os profissionais independentemente de sua  atuação.Deve estar adequadamente atualizado,por isso escolhemos os academicos de enfermagem do 7semestre o qual,estão encerrando o curso e tiveram oportunidade de manipular novos aparelhos que demonstra o avanço tecnologico nos dias atuais.
Aunas:Arilce Moraes,Janilce Mara,Daniella,Maria Ivete,Maria conceição,Isabel Alcantara,Tayanne Miranda.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ASSOCIAÇÕES PERIGOSAS


O vínculo da difusão erétil com algumas doenças preocupa médicos. Sabe-se que ela pode ser um indicador de que o paciente está sob risco de desenvolver doença cardiovascular. Um trabalho da cl´nica Mayo, dos EUA, mostrou que homens que passam por episódios de impotência entre 40 e 49 anos têm duas vezes mas chance de sofrer um infarto ou um acidente vascular cerebral. Essa correlação existe porque, se há dificuldade de ereção, pode ser sinal de que existe um comprometimento vascular no pênis e também em vasos do coração e do cérebro. Também se investiga a ligação com a obesidade. Uma pesquisa publicada na revista científica "Obesity and Weight Management! revelou que homens acima do peso apresentem risco aumentado para impotência. Isso porque há possibilidade de entupimento, por gordura, de vasos sanguíneos existentes no pênis. Descoberta  mais recente, a relação com a diabete ganha cada vez mais destaque. "Sem tratamento adequado, ela pode causar lesões em nervos importantes no processo de ereção", explica o urologista Oskar Kaufmann, de São Paulo.

Aluna: Rosineia Tapajós
Enfermagem II semestre A noturno

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE PELE SEM A NECESSIDADE DO BISTURI

    No Brasil cerca de 12000 brasileiros são submetidos ao diagnóstico de câncer de pele. Para identificar o câncer de pele os médicos vão em busca de manchas de bordas e cores variadas que coçam ou sangram e costumam aparecer de uma hora para outra. As pessoas que estão mais suscetíveis ao câncer de pele são as de pele branca e de olhos e cabelos claros e as que não se bronzeiam. Antes o exame era feito através de uma pequena cirúrgia com bisturi, onde era extraído o tecido para a análise. Hoje com o avanço da tecnologia esse exame é realizado com um aparelho microscópico confocal, o vivascope que fornece uma imagem de alta definição, até mil vezes maior do que a original, e com um foco muito preciso. Esse aparelho com intermédio de laser, permite o médico enxergar a estrutura das células na pele, e ir até 5 milimetros de profundidade, rastreando a epiderme e a derme camadas em que se formam quase 100% do câncer. Além de evitar biópícias desnecessárias. O novo aparelho tormam as cirurgias para remoção do tecido doente mais eficiente.
  Suponho que com esse novo aparelho, o diagnóstico é mais rápido e o tratamento mais eficiente e deixa menos sequelas no paciente.
  
Revista:Veja
Editora:Abril,edição 2185-ano 43-nº40,06 de outubro de 2010

Aluna:Susana Silva    
Enfermagem:2A noturno

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

EXAMES CARDIACOS DIGITAIS VIA INTERNET

A tecnológia na área da saúde tem se tornado muito eficaz para a realização de exames.Foi desemvolvido o mais novo inovado sistema para a realização de eletrocardiograma garantindo portabilidade,segurança, rapidez e economia.O sistema cardiofit e constituido por um hardware de alta tecnológia, conecta a um computador e um software todos ligado a internet.Ele permite que o exame de ECG seja rapidamente realizado e o laudo elaborado á distância por médico via internet.Entende-se que com a rapidez e a segurança na realização de um eletrocardiograma, o paciente tende a não ter trauma na realização do mesmo. 


Revista: Intensiva 2010
Enfemagem:2a noturno
Aluna:Susana Maria                                                                                                                                                               

VISUALIZAÇÃO DE VEIAS


Com o avanço da tecnologia já está disponível no Brasil uma nova técnica para localização de vasos superficias em paciente que apresentam situações de dificuldade par realização de punções. Com tecnologia próxima a luz infravermelha, oVein Viewer ilumina vasos subcutânios obtendo a imagem exata de sua localzação na superficie da pele.
  O procedimento invasivo da punção venosa é comumente visto como uma das maiores causas de dor. Com esse avanço ira diminuir o indice de paciente com dor na hora da punção.
  acadêmica: Janilce mara braga campos

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ELABORAÇÃO DE PROJETO

Na aula do dia 13 de outubro teve como objetivo a elaboração de um projeto,o nosso tema abordado foi Ergonomia com os funcionarios do Iespes.
Colocamos em prática alguns requisitos como a ,justificativa,questões norteadoras,objetivos(geral e específico),metodologia,revisão da literatura,referências,bibliografia e anexos.

Acadêmicos:Thaisa Yana,Iolane Raiana,Ana Lusia,Luiz Pedroso,Thiago Fernandes,Wagner Pontes,Bruna Andrade,Tatiana Bastos,Vania,Rosa Maria

TECNOLOGIA PARA VISUALIZAÇÃO DE VEIAS




Já está disponivel no Brasil uma nova tecnologia para localização de vasos superfíciais em pacientes que apresentam dificuldades para realização de punções. Essa tecnologia permite que uma luz de infravermelho ilumini o local dos vasos subcutâneos obtendo uma imagem exata de sua localização na superfície da pele.
O procedimento invasivo da punção venosa é comum por causarem dores nos pacientes e o procedimento é praticado pelas equipes de Enfermagem. O aparelho proporciona exata localização de vasos subcutâneos em tempo real e reduz em até 95% os casos de nova punção. 
O equipamento ajuda a reduzir a dor do paciente e a frustração clínica, aumentando a eficiência na realização dos procedimentos e melhorando a produtividade dos profissionais de saúde. Além disso, a tecnologia auxilia na economia de agulhas e seringas que são descartadas por desnecessariamente.


Fonte: Revista Ri
Editora: Bolina
Ano:04
Março 2010

Aluna: Luana Taynara Souza Ferreira

DIAGNÓSTICO DE DOENÇA A LASER





Espectroscopia, uma nova técnica que poderá substituir exames de saúde, segundo estudiosos, acreditam que o sistema é mais rápido, preciso e barato do que os convencionais, pode estar disponível daqui à cincos anos. A nova técnica pode ser útil na identificação de sinais iniciais de câncer de mama, cáries e osteoporose, entre outros males.

Segundo Morris, a Espectroscopia Raman dá a você as impressões digitais da molécula, ou seja, o método permitiria diagnósticos em questão de minutos. A Espectroscopia Raman poderia também ser usada como alternativa para a mamografia, exame usado para detectar sinais de câncer de mama. 
Ela poderia revelar tumores benignos ou malignos, dependendo das alterações na estrutura das proteínas e nas quantidades relativas de proteínas, gorduras e ácidos nucleicos no tecido.




WAGNER FERNANDES PONTES

ENFERMAGEM 2ª SEMESTRE







terça-feira, 19 de outubro de 2010

TECNOLOGIA NÃO É TUDO


A radioterapia e a quimioterapia são processos de grande combate ao câncer por meio de radiação, á qual através de computadores são geradas imagens do tumor, e por meio de radiações levam o combate ao câncer. O que pode tornar  perigoso é a dependência desses aparelhos, pois pode levar lesões na pele e matar células que estão combatendo aquelas células cancerígenas, tornando-se incapaz de combater o câncer. Então o que fazer? Esperar a morte? Nem sempre a tecnologia é tudo, a resposta é bem simples e eficaz, como nós temos que nos alimentar para estar sempre fortes, as células cancerígenas também precisam de alimentos, o açúcar por exemplo, é um grande alimento para estas células, tirando o açúcar,se elimina a fonte de suprimento da sua alimentação mais importante. Substitutos do açúcar como o mel de Manuka mas só em pequenas quantidades, o sal de mesa tem uma substância química para torná-lo branco. A melhor alternativa é o sal marinho, o leite faz o corpo produzir muco,inclusive na área gastro-intestinal. O câncer se alimenta do muco. Eliminando o leite e substituindo-o por leite de soja não adoçado, as células são ácidas, assim é melhor comer peixe e uma pequena quantidade de frango, do que ingerir carne de boi ou de porco. Assim você de uma maneira fácil e eficaz estar fazendo seu tratamento da melhor forma.

Wagner Fernandes Pontes
Enfermagem 2ª Semestre

CUIDADO COM O EMPREGO

Hospital investe em prontuários, cerca de 460 mil reais foi o preço que o hospital pagou pela tecnologia avançada, á qual ajuda nas informações, do paciente. O problema é os documentos antigos, pois as fichas de cliente se acumulam em 50 milhões de fichas, mas isso está sendo resolvido, um infeliz vai cuidar de passar tudo pro sistema, porém os prontuários eletrônicos vão facilitar a vida dos médicos, enfermeiros e auxiliares. Portanto o lápis e a caneta perderam seu emprego e qual será o nosso futuro? 
Wagner Fernandes Pontes
Enfermagem 2ª Semestre

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ELABORAÇÂO DE PROJETO

Na aula do dia 13 de Outubro de 2010 o assunto abordado foi referente a elaboração de um projeto de pesquisa, onde a nossa equipe abordou o tema "A utilização da informática no crescimento profissional na área de saúde dos acadêmicos do VI semestre de enfermagem."
Onde tivemos a oportunidade de aprender como elaborar um roteiro para um projeto acadêmico e desenvolvê-lo pondo ele em prática.

Alunos:Erla Milene, Lilian Mota, Jucileide Lopes, Gilmar Sena, Soraia Silva, Luana Ferreira, Susana Silva, Maria Neuma, Maria Lira, Rozinéia Tapajós.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A EVOLUÇÃO....SAÚDE E TECNOLÓGIA



O Suzuki Prototype Fuel Cell Electric Wheelchair,  é uma cadeira de rodas totalmente diferente e motorizada que funciona com eletricidade gerada pela unidade de célula de combustível, que fornece methanol à célula para reação junto com um bateria de grande capacidade de Li-ion. Ainda  pode atingir velocidade de 40 km ou mais com um recarregamento de 4 litros de solução de methanol. E sem dizer que ela  permite uma utilização mais fácil porque não há nenhuma necessidade de recarregar a fonte principal de energia, olha como é incrivel. Proporciona um corpo estável de veículo com braços grandes que serve também como barreiras de alta segurança, um guidom com botões em formato de bola que reduz a tensão nos pulsos quando for manobrar a cadeira de rodas em círculos grande, e sem falar no assento de tecido de malha com efeito de mola e permeabilidade de ar para garantir um maior conforto e comodidade, ainda nem com um grande painel de LCD que melhora visibilidade de informação de quantitade de combustível, etc. indicado na tela. Quem disse que a tecnologia tem limites. É de grande importância para o meio da saúde toda esta evolução.....pessoas que precisam deste conforto, irão agradecer muito. Tudo graças aos três pilares da tecnologia que tambem reflete e sendo parceira da Saúde.

EQUIPE:  ANA LUZIA, BRUNA ANDRADE, FERNANDA AZEVEDO
              LUIZ PEDROSO, TAYZA YANA, THIAGO FERNADES, 
              TATIANA BASTOS, WAGNER PONTES, IOLANE RAYANA, 
              

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

SALVANDO VIDAS!

O caso começa quando uma mãe recebe o diagnóstico de leucemia, onde sua filha de 4 anos de idade, até então era uma criança saúdavél, precisava e uma doador de medula óssea. Desesperada a mãe começa a enviar  e-mail,  dizendo que precisava de um doador para sua filha, o mas rápido possivél,  onde estes e-mail foram enviados a seus  amigos que  mandam para outros amigos e a mensagem se empalhou na rede.
E depois de um curto intervalo, ela recebe a noticia, um doador compativél, do outro lado do país.O transplante foi realizado com sucesso.
Este foi um dos maiores exemplos que a tecnólogia e a saúde andam juntas. Neste processo foram usados, a tecnologia, médicos e enfermeiros na realização deste transplante, salvando não só a criança,  mas uma familía inteira. Com a ajuda dessas duas ferramentes importantes, em buscar do sucesso.
Assistir a essa reportagem no mais você e me surpreendeu, quis dividir com vocês, Tatiana Bastos.

sábado, 9 de outubro de 2010

Projeto intradisciplinar

Patrocinadores                                  

JUSTIFICATIVA

        Justificar a reestruturação do planejamento familiar amenize o crescimento desordenado no bairro de Nova Republica

Objetivo geral:
Visa levar orientação sobre o planejamento familiar para os pais e jovens de maneira simplificada para minizar o índice de desestrutura familiar gravidez precoce, entre outras problemáticas



EQUIPE RESPONSAVEL

Arilce Moraes Pereira
Andressa Azevedo da Silva
Debora Tavares Teles
Francielcio Leitão dos Santos
Isabel Pedro de Alcântara
Janilce Mara Braga Campos
Maria Conceição carvalho Bentes
Maria Ivete Bagata da silva
Tayanne Miranda da Silva

PI


SANTARÉM /PA OUTUBRO 2010
Objetivo especifico:
É constatar a quantidade de números de filhos por família, se a renda é suficiente para o sustento da família.

Programação:

MÊS : AGOSTO /ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Apresentação do projeto no Iespes/Período: 28/08/2010

MÊS : Outubro/ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: intervenção do projeto no bairro/Período: 16/10/2010

MÊS : Novembro /ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: socialização no iespes/Período: X/X/2010

MÊS : Novembro /ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: elaboração do relatório/Período: X/X/2010

MÊS : Dezembro /ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: entrega de relatório/Período: X/X/2010






sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PERIGO DAS CONSULTAS COM NUTRICIONISTA ON-LINE


Rozineia da Silva Tapajós ¹


Segundo a revista CFN, [...] basta abrir um navegador em um site de busca e digita a palavra "dieta" logo se depara aproximadamente 28 milhões resultados. Quando pesquisamos por consultas por nutricionistas, encontramos 2,12 milhões de resultados [...]²

Algumas dessas páginas são meramente publicitárias, com anúncios de produtos que prometem um emagrecimento fácil e rápido, mais também é comum encontrar-mos dietas prontas e ofertas de consultas com nutricionista pela internet.

Acredito que algumas informações encontradas na internet, a maioria delas não são verdadeiras, por esse motivo deve-se ter bastante cuidado, em pegar qualquer informação que nela é encontrado. Principalmente quando se trata em relação à saúde, é preciso está bem atento nas consultas feitas pela internet, porque alguns diagnósticos podem ser prejudiciais à saúde da população.



1. Acadêmica do IESPES

2. TEIXEIRA, Daniela Augusta, Revista CFN Conselho/Federal de nutricionistas, 31 de Maio de 2010, página 22.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Tecnologia Nescessaria

  A angústia, o medo, a incerteza assolam as esperanças da humanidade em si própria e parece que toda conquista material não é capaz de suprir  insatisfação em sempre estar fazendo descobertas. Isso ocorre, porque a humanidade ainda não descobriu o que fazer com todos esses inventos, e sua capacidade criadora. Claro está que o ser humano continua buscando desenvolver mais a tecnologia, sem no entanto atribuir a essa conquista algo efetivo que possa auxiliar todos os seres humanos e trazer-lhe, de maneira global, aquele conforto que poderia ser fornecido pelo avanço da tecnologia. Claro está, que a tecnologia é voltada para suprir as necessidades de poucos e a insatisfação cresce, na medida que muitos nada têm e poucos tudo possuem. Diante disso, cabe uma indagação; deveríamos abandonar a busca pelo desenvolvimento tecnológico? É evidente que não. Devemos sim aproveitar nossa potencialidade, cada um na sua área de atuação, e continuar desenvolvendo equipamentos, sistemas, tecnologias que possam trazer melhorias para humanidade em geral, mas principalmente para a area da saude onde vem se desenvolvendo novas tecnologias a cada dia salvando vidas descobrindo curas.




Edilane Cristina 2 A noite

DRAGUER E SIEMENS- LANÇAM SOLUÇÃO MÓVEL PARA CENTRAIS DE MONITORAÇÃO DE UTI's

         MEDICAL,draguer.Lançam solução móvel para centrais de monitoração de UTI's.(REVISTA EMERGÊNCIA CLÍNICA).4 ed.São Paulo:2010.

Iolane Raiana Silva da Costa

           Segundo Draguer medical e Siemens mostraram seu mais novo lançamento numa solução wirelefss que tem um controle constante de monitores em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI's).
          Com os monitores de Draguer é possível a interação à centralsem uso do cabo e permite a comunicação de dados com voz que os médicos tenham acesso, ou seja, monitorando os pacientes de qualquer local que esteja mesmo estando fora.
          A tecnologia e a Enfermagem andam lado a lado por sua grande diversidade, complexidade e uma taxa de evolução assustadora que os profissionais se sentem desamparados e despreparados para lidar com os novos desafios.

IMAGEM MOLECULAR

Acadêmica: Daniela Santos

Revista Ciência Hoje, outubro de 2009.

No futuro, é possível que os livros de quimica não tragam mais aqueles desenhos mostrando como os átomos de uma molécula se distribuem e se ligam, talvez eles sejam substituídos por fotos.
Segundo o autor isso é feito com ajuda do chamado microscópio de força anatômica, cuja ponta finissima havia capturado uma molécula de monoxido de carbono. Com esse binômio 'ponta + molécula', eles fizeram  a varredura de outra molécula bem mior, a de pentaceno. Dá para ter uma melhor identificação das ligacões entre os carbonos com os átomos de hidrogênio.
Tudo isso irá resultar em uma técnica que permitir a produção de componentes eletrônicos moleculares e a construção sob medida de molécula para a fabricação dos medicamentos com eficaz resultados.

EXAMES CARDÍACOS, ATRAVÉS DE DIGITAIS VIA INTERNET




Revista Intensiva: ano 4, n°25 Abril/Maio, Pg12- São-Paulo,sp 2010.

Raimundo Edinando, enfª2a-nortuno


     Segundo a revista intensivo, já se pode ser realizado e verificado os exames cardíacos, através de digítos via internet, que é constituído pelo hardware, um instrumento de alta tecnologia, proporcionando ao servidor uma boa qualidade na realização desse exame. Contribuindo um melhorar o atendimento aquele que necessita de uma avaliação médica.
     O exame de ECG(eletrocardiograma) através da internet vem permitindo um rápido laudo na realização do resultado elaborado à distância por intermédio do médicos que realizar esse exame pela internet. Contudo esse é o mais inovador sistema para a realização de eletrocardiograma, visando proporcionar um melhor alcance e segurança, rapidez e econômia, para aqueles que não tem recursos financeiros para se deslocarem para as outras cidades. Essa tecnologia veio contribuir para vida dos servidores e usuários de saúde.

TECNOLOGIA PARA VISUALIZAÇÃO DE VEIAS

MARQUES, Alexandre. Tecnologia para visualização de veias. Revista Itensiva, São Paulo, ed.25, p.12, Abril/Maio.2010

Thiago Braga Nascimento

Já esta disponivel no Brasil uma tecnologia para localização de vasos superficiais em pacientes com situação de dificuldade para realização de punções. com o local proximo a luz infravermelha, o Vien Viewer ilumina os vasos subcultaneos obtendo a imagem exata de sua localização na superficie da pele.
Um aparelho extremamente últil no serviço hospitalar e ambulatórial de enfermagem, que só tende a nos trazer beneficios e agilidade no procedimento invasivo de punção, sendo esse um procedimento de maior queixa de dor e desconforto pelos pacientes. Atravéz da implantação desse aparelho nos setores de saúde, os profissionais de enfermagem, que são os que atuam diretamente com tal procedimento se sentiriam mais seguros, aumentando sua produtividade profissional, em reciprocidade passariam mais firmeza e segurança ao seu paciente que consequentimente se sentiria mais a vontade e que não sofreria tanta dor.
Concluido, podemos observar atravéz dessa invenção que a tecnologia tem comprido seu papel corretamente, e a cada minuto vem nos surpreendendo com sua inovações que só tendem a contribuir com nossos servirços facilitando e agilizando nossas vidas.

MATERIAIS PERFUROCORTANTES: UM RISCO ACENTUADO


 JOSÉ, Fábio Santos Santana. Revista: Mensal sobre Segurança e Saúde. 12 ed. São Paulo- SP, S/D.

Ketlen Nisnare

Segundo o autor, a saúde do trabalhador carrega a particularidade de ser uma área que institui práticas inovadoras. Sendo estas, um risco para o trabalhador da área saúde adquirir infecções transmitidas por material biológico, porém ja estão comprovadas na literatura esses tipos de contaminação transmitida através dos mesmos. Pois no ambiente hospitalar esse risco acentua-se devido á grande quantidade de procedimentos realizados com o objetos perfurocortantes e suas condições.
E através da tecnologia houve grandes inovações em relação a esses materiais, contudo ajudando na prevenção, com materiais mais eficazes para os procedimentos realizados na saúde. Devido haver grandes incidência de contaminação.
No meu ponto de vista, é indispensável que aqueles que buscam a cura estajam em boas condições de saúde para que a prestação de cuidados seja eficiente e de qualidade, devendo haver muito treinamento, conservação e o armazenamento correto de EPIs.

DESEMPENHO FAZ A DIFERENÇA

BARRETO,Antônio.Revista Intensiva edição 04,ano 2009/2010,Brasil

Maria Lira Santana

Há momentos em que para salvar vidas confiança é fundamental,nessas horas o objetivo da tecnologia não é só oferecer uma linha de qualificações mais sim proporcionar as pessoas a lidar com os equipamentos tecnológicos com versatilidade, qualidade de uso e facilidade na operação desses equipamentos.É garantir através do melhor produto atendimento e suporte que você possa contar com a nossa ajuda sempre.
Na enfermagem é preciso ser criativo e acima de tudo ter caratér e personalidade.Enfim os equipamentos tecnológicos sempre serão de grande importância para qualquer atividade a ser desenvolvida.

medicina melhora vida de quem depende de prótese

Rivista;época,o corpo bíônico,ed.10,RIBEIRO aline,8 fevereiro2010;São Paulo, pag 74.
andresa azevedo da silva   2a noturno

    segundo o  impacto é mais abstrato,mas não menos revolucionário,envolve nosso próprio conceito sobre o  que é humano e tecnológia. na realidade, por enquanto, são os avanços de tecnológia que estão permitindo dar condições de vida melhores a cada vez mais pessoas.
    ''hoje há um meios de contruir peças de reposição  com a material do próprio paciente com a troca: fêmur novo pode diminuir o risco de fratura para os idosos, ou um joelho mecânico pode devolver  a  um atleta as condições de se exercitar''  no Brasil. o uso de protese e muito comu.com órgãos ou chips intelegentes permitem adicionar a  qualidade de vida a essas pessoas. além de braços e pernas, hoje a um avanço muito grande em quase todo a áreas do corpo humano.como traqueia,bexiga,pâncreas,coração e outro...
    As pessoas no futuro recorrer a prótese para melhora seu desempenho de vida.hoje e muito importante para o ser humano o uso da tecnológia .

H.C.INAUGURA LABORATÓRIO DE ARTROSCOPIA DE ÚLTIMA GERAÇÃO

BENTO,Antônio,Revista Ediçõa Brasileira Nursing 144a,maio 2010.
1ºFórum de Enfermagem do Coren-SP integrado a Hospitalar 2010.

Maria Neuma Lira da Silva

Segundo a revista Nursing no desenvolvimento do hospital das clínicas da faculdade de medicina de U.S.P. ligado a secretaria do estado de saúde inaugurou um moderno laboratório de artroscopia.
Que foi um desenvolvimento para os médicos terem agilidade nos diagnósticos e tecnologia mais rápida na patologia das articulações.
Com esse desenvolvimento poderá contribuir na saúde dos pacientes visto que a patologia poderá ser diagnósticada com mais eficácia facilitando assim um tratamento adequado para aquela pessoa. 

A FERTILIZAÇÃO

Diário do Pará, terça-feira Belém Pará 28 de setembro de 2010

Maria Ivete Bagata da Silva

Segundo o médico Rosival Nassar a infertilidade já não é mais uma barreira,para a ciência.Para ele precisamos acreditar na medicina e manter a esperança,o doutor Nassar é especialista em fertilização e vice presidente da Sociedade Norte e Nordeste de reprodução.Com as novas técnicas e tecnologias,permitem a muitos casais que estes possam realizar o sonho de ter filhos.Mais o médico alerta que é preciso avaliar as necessidades psicológicas e físicas dos casais.
Mesmo assim, acredito que devemos usar de bom senso para não nos arrependermos mais tarde.

SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NACIONAL

Saúde e Desenvolvimento Nacional. Revista Mais Saúde: São Paulo. Editora Ministerio da Saúde. Janeiro 2010. Ed 01/10 - Pag 09.

Janilce Mara Braga Campos

A Saúde constitui um direito básico para as condições de cidadania da população brasileira. Um país somente pode ser denominado desenvolvido se seus cidadãos forem saudaveís. O que depende tanto da organização e do funcionamento do Sistema Único de Saúde. Uma vez estabelecida a identificação, criaram-se formulários para área da saúde, educação, assistência e cultura.
Os quatro tem um cabeçalho comum que permite o cruzamento das informações contida nele. E o banco de dados que estaria sempre sendo autorizado. Eles funcionam como multiplicadoresde informação.
A informática na saúde veio para melhorar o funcionamento do Programa unico de Saúde pela facilidade de identificação dos números do cartão do SUS entre outros serviços.


1.Trabalho apresentado a disciplina Informática em Saúde, sob a orientação do Profº Amiraldo Santos.
2. Acadêmica do curso de Enfermagem 2A Noturno - IESPES

PESQUISA ONCOLÓGICA EM REDE

ABREU,Hector Seuany,Revista Rede Câncer 10ªedição Rio de Janeiro, fevereiro de 2010.

Lilian Mota de Oliveira

Segundo a revista Rede Câncer, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para o controle do câncer(INCT-câncer) está promovendo uma pesquisa de 2 anos onde reúne vários pesquisadores de diversas universidades em cidades diferentes para a pesquisa sobre o câncer.
Onde esses pesquisadores são ligados a um programa em rede, onde cada pesquisador ou um grupo deles trabalham em linhas diferentes ou seja,uns trabalham sobre a imunologia dos tumores, outros na produção de novos quimioterápicos e biologia molecular.
A vantagem de trabalhar em rede é a possibilidade de somar as descobertas e as soluções em torno de um problema.Assim os avanços são muito mais rápidos.
Esse projeto é bem interessante pois visa a contribuição de cada profissional envolvido no projeto independente de sua localização.

O CORPO EM DESORDEM

   









 FERREIRA.Luis.Carlos de Lima.Vida e Saúde.2ed.pg10,11.Junho.2008.São-Paulo-sp.

Rosa Maria Pereira Amorim.enfª2.a


    A multiplicação descontrolada das células dá origem diferentes tipos de câncer, uma das mais temidas doenças atualidades. Pesquisas mostram uma previsão mortal, sobre o câncer mais comum como de pele do tipo  não melanoma, próstata, mama feminino, pulmão, cólon e reto, estômago e colo do útero.
Essa doença tem como causa e fator de risco principal ô ambiente, em segundo a hereditariedade e em terceiro fatores externos como: fumo, álcool, produtos químicos,incluindo também a bactéria H.pilory e os vírus.
    E para evitar o câncer é necessário ter um estilo de vida saudável, e graças a tecnologia avançada foi criada uma vacina contra os agentes infecciosos que são conhecidos como Carcimogêmicos, há duas vacinas eficazes, á vacina contra o vírus da hepatite B, e a mais recente bi ou quadrivalente contra o HPV(6,11,16,18)ela é conhecida pela Anvisa. 

EVOLUÇÃO NA MEDICINA

Sabemos que a medicina vem se aprimorando para oferecer o tratamento com qualidade e dignidad3e aos pacientes portadores de câncer, graças al avanço tecnologico hoje podemos oferecer exames mais modernos e com isso a braquioterapia teve avanços significativos evoluindo muito como modalidades de radioterapia. Hoje os pacientes já recebem seu tratamento em regime ambulatorial sem que haja necessidade de internação e o tipo de procedimento minimamente invasivo sendo de duração no máximo uma hora, na braquiterapia são colocado aplicadores adaptados á tográfis a ser tratada com sua fonte de rediotividade do tamanho de um grão de arroz que entra e sai do aplicador, conforme o tempo e a dose programada.
Segundo a visão do médico Claúdio Reis esse sistema integrada a ressonância nuclear magnética,a tomografia, resultando numa modalidade que pode ser chamada de braquiterapia guiada por imagens, com isso a medicina conseguiu avaliar e diferenciar tumores do tecido sadio e prescrever a dose exata onde realmente ainda há doença.
Penso que com isso, o paciente terá uma integração e qualificação nas doses recebida durante a radioterapia externa e a braquioterapia minimizando efeitos colaterais,assim tendo uma forma mais digina de viver.

Drº Claúdio Reis
Diário do Pará
Terça-feira
21.10.2010
Página 18
Belém Pará

Aluna; Jucileide Pereiea Lopes
Enfermagem 2 - A - Noturno

MAMOGRAFIA DIGITAL: REFORÇO NO COMBATE AO MAL

Mamografia digital:Reforço no combate ao mal. Diario do Para terça-feira: Belém-PA,05.10.2010. Fasciculo 04 pag.04 
Susana Maria de Oliveira Silva

Com o avanço da tecnológia cada ddia fica mais moderno e eficiente o diagnóstico para tratamento das doenças.O câncer de mama e uma das doenças que segundo o(MOS)tem aumentado progressivamente. Mas hoje  e possivel detectar essa doença bem mas rápido,pois ja existe um exame de mamografia digital com o softwore CAD, que pissibilita fazer a pré leitura do seio e permite detectar até 98% das lesões ajudando no diagnóstico precose da doença e um tratamento adeguado para cada paciente.
Além do diagnóstico precose,outras bõa noticia e a quimioteraoia e homonioterapia.Hoje as maquinas são mais modernas e o tratamento individualizado para cada mulher.
Suponho que com aparelhos tão modernos o tratamento será eficiente e não deixará tantas sequelas para a mulher.


1. Trabalho apresentado a disciplina infrmática em Saúde, sob a orientação do Profº Amiraldo Santos.
2. Aluna do curso de Enfermagem - 2A Noturno- IESPES

PELA VIDA, CORRIDA CONTRA O TEMPO.

Revista Dr. responde(Belém-Pa), diário do Pará,14.09.2010.pg.22
Luiz Pedroso.
Segundo a  Sociedade Brasileira de Cardiologia, o infarto do miocárdio é uma doença predominante no mundo todo. É uma corrida contra o tempo, pois quanto mais o tempo passa com uma artéria ocluida, o número de músculo perdido ligado pela aquela artéria aumenta.
De acordo com estatisticas, 50% dos pacientes com infarto agudo morrem antes de chegar ao hospital, 8 % morrem mesmo com o tratamento. Para o cardiologista Marcos Reale, essas estatísticas apontam uma maior necessidade de diagnósticos rápidos e precisos. No HSM, que inplantou a Unidade Dor Torácica (UDT) è feito todo o protocolo de dor, da entrada do paciente no hospital até a chegada ao serviço de hemodinâmica para fazer o catetrismo cardiaco. "Com a unidade, nós diminuimos o tempo de diagnóstico, aceleramos o tratamento do paciente ,e, com isso salvamos a vida dele nos casos de Sindrome Coronaria Aguda, em que se enquadram osangino0s e os infortos".




fazendo uma avaliação a cerca da matéria, é maravilhoso receber uma notícia como esta.
a tecnologia a serviço da saúde, proporcionando melhores atendimentos com mais qualidade e precisão. É algo em que o profissional da área fica mais seguro e repassa isso ao seu paciente. Valeu!!!

EVOLUÇÃO DA PÍLULA ANTICONCEPTIVA

BERTOTTI, Fabiana.A evolução Continua.Vida e Saúde.São Paulo:Editora. Casa,2010,pg 11 e 12

LAURA FARRAPES DE OLIVEIRA 2 A NOTURNO

   O século X X foi responsável por muitoa avanços tecnológicos que melhoraram a vida da humanidade. Entre vários benefícios derivados deste movimento tecnológico inclui-se a pílula anticonceptiva, que foi um método encontrado pelos cientistas, para que a mulher fosse inserida no mercado de trabalho e permitiu que elas planejassem suas próprias vidas.
   Devido a tecnologia ter tido um avanço significativo nos últimos tempos, os anticoncepcionais também avançaram, tendo em vista que em tempos atrás, as primeiras pílulas tinham 5 mil migrogramas de progesterona e 150 de estrogênio, dosagem está muito alta que havia mais riscos da classe feminina apresentar problemas de saúde.Com o auxílio tecnológico e estudos científicos, foi possível reduzir esta taxa hormonal para 125 microgramas de progesterona e 40 de estrogênio, o que assegura 99,9% de eficiência.
    Mediante estas colocações observa-se que as pílulas anticoncepcionais são importantes, pois é um método que ajuda no controle gestacional, um melhor planejamento familiar e outros  benefícios que foram possíveis através do avanço tecnológico.


ENFERMAGEM ANDANDO LADO A LADO COM A TECNOLOGIA.

TEMPORÃO,José Gomes.ministério da saúde.saúde,brasil.set/2008,edº148.Brasilia-DF
TATIANA BASTOS
Segundo José Gomes Temporão  a  atenção á saúde no Brasil engloga, um conjuntos de ações que envolvem a promoção ,a prevenção e a variedade de serviços.Sendo que muitos desses casos passam pelas mãos do corpo  de enfermagem, que valorizam, fortalece e contribui de maneira quatificante com o auxilio de equipamentos modernos que ajudam no diagnóstico eficaz.
A dimensão de aparelhos modernos com o aparelho  raio-x, a ultrasonografia entre tantos outros, que agilizam a comunicação entre as pessoas, facilitando os exames e o trabalho de enfermeiros em diversos locais e situações diferentes.
Duas ferramentas super importantes que devem caminhar sempre juntas a fim de buscar novas qualidades de vida, para a população.

TECNOLOGIA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)

 Tecnologia em uma Unidade de Terapia Intensiva. Revista Saúde coletiva: São Paulo. ano7. ed 37. janeiro e fevereiro de 2010.


ARILCE MORAES


Nos dias atuais pode-se  observar inúmeras mudanças  marcado pela aceleração  do avanço tecnológico o qual inclui um cuidado humanizado  de qualidade .
Por esta razão e que os académicos de enfermagem  em sua formação  recebem orientações  sobre a importancia  de acompanhar os avanços tecnológicos os quais nos propocinara um trabalho de maneira eficaz .
Segundo (SALOMÉ ) afirma que se unirmos a tecnologia aos cuidados individualizado,vendo o cliente  como ser humano e não como maquinas.
Pois as pessoas  ao se hospitalizar  idenpedente de sua faixa etaria  rompe com todas  as atividades rotineiras.
As unidades  de Terapias Iintensiva (UTI) são destinado  cuidados especializado a pacientes graves.
Por tanto na enfermagem o uso de tecnologia no cuidado deve ser utilizado dentro do processo que identifica o ser humano  realizando uma asssistencia de qualidade.  

1. Trabalho apresentado a disciplina Informática em Saúde, sob a orientação do profº amiraldo Santos
2. Acadêmica do Curso de Enfermagem 2A Noturno - IESPES

EXAME FORTALECEM O PRÉ-NATAL

Informática em saúde. Jornal diário do Pará. Belém: outubro 2010 - pag 06

Soraia Silva e Silva

Considerando o autor,com ajuda da tecnologia, a série de procedimentos de acompanhamento das várias etapas da gestação garante tranquilidade,como por exemplos: um bom pré-natal ,exames laboratórial e exames de diagnóstico e de imagem como ultrassonografia morfólogica que toda gestante no 1ºtrimestre e com doppler servem para avaliar a vida fetal do bebê, fazendo o rastreamento que podem comprovar má formação do embrião e também identificar nesta fase pesquisas dos marcadores de doenças genéticas e definir a idade gestacional do bebê.
Com o uso dessas máquimas modernas podemos corfirmar grávidez molar,mediçãoda translucência nucal para verificação de síndrome de down.
Para saúde esses exames são de extrema importância pois facilita informações,
necessárias para vida das futuras mamães.


1. Trabalho apresentado a disciplina Informática em Saúde, sob a orientação do Profº Amiraldo Santos.
2. Acadêmica do Curso de Enfermagem - 2A Noturno - IESPES

ENFERMAGEM TECNOLÓGICA

Acadêmico: Gilmar Sousa

A hospira apresentou recentemente sua linha de produtos de bombas de infusão. A grande inovação em segurança e tecnologia Plum A+. O equipamento permite diversas programações como cálculo de doses, dose de ataque, múltiplos passos, infusão padrão intermitente ou simultânea.
Outro diferencial é a bibliotece com 120 drogas pré-programas por nomes unidades e contração,que reduz a probabilidade de erros de programação.È uma bomba de infusão volumétrica de sistem acassete, faz a retirada de ar sem abrir o sisteme de infusão.
Esse tipo de tecnologia diminui o risco de possíveis infecções ao paciente, agilizando o trabalho do profissional de saúde e diminuindo a exposição do paciente.

Revista Intensiva; JUnho/julho de 2010.ed.26

SALAS DE SIMULAÇÃO AVANÇADA COM MANEQUINS COMPUTADORIZADOS

SALAS de simulação avançada com manequins computadorizados. RevistaNursing 4.ed.São Paulo: Editora Bolina, Janeiro de 2010.

Andreia Zoraiva de Jesus Cavalcante

¨O labóratório de habilidades e simulação da Faculdade de Medicina da USP, Está inaugurando três novas salas que serão ultilizadas para as aulas de Simulação de Alta Fidelidade. Os mesmos foram adaptados para o treinamento de cuidados em saúde e procedimentos médicos intensivos de emergência. As salas contarão com manequins computadorizados, que simulam pacientes, é um sistema de alta tecnologia. O objetivo é treinar os alunos dos cursos de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem da USP, a enfrentar situações difícies da rotina profissional, sem colocar em risco a vida e a saúde dos pacientes reais. Outra finalidade é capacitar médicos e enfermeiros. São bonecos que interagem com os alunos, simulam movimentos e respondem a estímulos externos. Apartir de uma sala de controle o professor orienta, por meio de um ponto eletrõnico, técnico que participa da encenação¨.(p.21)
Podemos concluir que foi um avanço muito grande em relação a novas descobertas que fazem com que nos traga benefícios. Como a tecnologia hoje tem coperado com o grande desenvolvimento de novos aprendizados.

A SAÚDE E A TENOLOGIA


Tiago Fernandes Mendes¹
"A tecnologia na saúde pode ser definida como um meio amplo de conhecimento e abordagem multiprofissional"².
Com o desenvolvimento cientifico e industrial e a expanção dos sistemas de atenção a saúde resultarem em uma enorme ampliação dos processos diagnosticos e terapeuticos ultilizados, levando a uma grande diversificação das tecnologias incorporadas pelos serviços.
A tecnologia veio e deve esta a serviço do homem e especialmente no serviço de saúde, onde precisa ser incorporada e ultilizada com pleno dominio pelos profissionais.

1. Acadêmico do IESPES
2. ARONE, Evanisa, Revista Nursir, Ed. 149, Brasil, Bolina, 2010

TODAS AS NOVIDADES DA SAUDE E OS MELHORES PROFISSIONAIS EM UM UNICO LOCAL

Revista Saúde Coletiva. ano 7.ed.39



A hospitalar feira internacional de produtos equipamentos, serviços e tecnologia para hospitais , laboratorio , farmacia ,clinicas e consultorio. A feira expositiva ocorre mais de 30 paises , apresentando o que há de melhor na saúde mundial para a atualização em hospitais.
Um dos beneficiados com essa tecnologia saõ os pacientes do hospital de São Paulo.
Pacientes que apresentam cancer de mama , hoje pode ter um atendimento mais completo tanto  no aspecto amatomico, funcional e fisiologico. Aperda da mama em mulheres pode causar sequelas devastadas de depreciação fisica e psiquica.
A feira hospitalar pode levar conhecimento mais aprimorados aos profissionais da unidade e tecnologias para se obter um trabalho mais preciso e eficaz.
Os estudos relacionados a prevenção até a reabilitação , atualmente é tão importante quanto a sofisticação de tecnicas, realizada. Enquanto o tratamento predominante para o câncer de mama for cirurgico há´a necessidade de tecnologias avançadas e profissionais atualizados.
Acretido que movimentos como essse, que o mercado mundial de saude precisa para ampliar o aperfeiçoamento profissional e,o mesmo proposiona dias melhores aos pacientes.

Acadêmica: Maria Carvalho.

ENFERMEIRO E A TELEFONIA

FRIAS, Octavio.Alô Enfermeiro. São Paulo: Editora Brasileira,2010.

Maria Noeli Gentil Corrêa



Segundo Octavio Fria de Oliveira, ligado a secretaria de estado de saúde e a faculdade de medicina da USP, alô enfermeiro é um serviço telefonico que vem dando certo graças a tecnologia avançada no mundo e na aréa da enfermagem e que foi criada pelo instituto do cancêr do estado de São Paulo.


Onde os enfermeiros repassam a informção atraves do telefone assim chegando atendimento mas rápido e eficaz, repassando orientção de urgência e emergência sem que seja preciso que o paciente portador de cancêr que possa esperar para tirar suas duvidas nas proximas consultas com esses métodos o enfermeiro de plantão ganha mais tempo.

Alô enfermagem, que é o enfermeiro de referência qur conversa com este paciente/cliente ou familiares dando lhe informações certas e precisa através da telefonia, por isssso o atendimento torna-se neste momento mais humanizado com o seu cliente.

OUVIDO BIÔNICO

FRAG,Isabela . Ouvido biônico.(Ciência Hoje).São Paulo:CH, Julho2010.(p51)

Amaranta Évelyn

Nos anos 90, a única opção para melhorar a situção de pessoas com perda auditiva profuda e severa era a ultilização de aparelhos auditivos; porém em muitos casos como a perda total da audição isso não era possivel pois os aparelhos não fucionavam. Em 1990 foi feita a primeira cirurgia de implante coclear multicanal. Desde então as cirurgias foram feitas em vários hospitais beneficiando vários surdos, nos Paises à fora inclusiver no Brasil, os serviços de otorrinaloringologia ainda estavam numa fase inicial mas, com o decorrer dos anos foram feitas aperfeiçoações e na universidade de São Paulo é um dos centros que se realizam essas implantações do chamado ate então "OUVIDO BIÔNICO" inicialmente eram feitas por apenas adultos hoje em dia ela é realizada em cerca de 2 mil pessoas por ano, com o desenvolvimento tecnologicos em bebês também.
O ouvido biônico fuiciona da seguinte maneira, "o implante coclear tem uma composição padão: um dispositivo interno e externo. Este é formado por um microfone, um chip e uma antena. O chip processa o sinal eletrico captado pelo microfone. A antena, em seguida transmite por radiofrequência esse sinal para a antena interna. Esta passa o sinal para chip interno, que codifica para estimular diretamente os nervos dentro do ouvido interno. Estimulando esses nervos disparam sinais para a o córtese cerebral e a audição é processada."(p.51)
O Implante possibilita uma melhora significativa na percepção de sons de fala e de sons, permitindo o desenvolvimento das habilidades de audição e linguagem para as crianças que não possuem um aproveitamento satisfatório do uso dos aparelhos de amplificação. Esse impalnte trouxe beneficios para crianças e adultos e hoje em dia são mais de 200.000 usuarias é um enorme avanço para medicina nos dias atuais.

Manotecnologia Auxilia nos implantes dos dentes


Manotecnologia auxilia nos implantes dos dentes. Revista comunitarios ano X no. 37 pg 12  mar/abr 2006

Ana Lusia Pedroso

 Na era da odontologia moderna, a importancia da reposiçao tem levantado varios debates. Varias pesquisas sao feitas para entender a relaçao entre a superficie dos implantes e as células ósseas. Para auxiliar no tratamento de substituiçao dos dentes perdidos o prof. de odontologia  na Universidade Catolica de Brasilia (UCB), esta desenvolvendo uma pesquisa baseada na monotecnologia aplicada nos implantes dos dentes. A partir da manipulaçao direta dos atomos, a manotecnologia permite criar novos materiais que poderão melhorar os implantes.
Além de possibilitar  uma maior adesão das células ósseas, essa tecnologia tambem vai proporcionar uma maior absorção das protéinas. ¨Queremos entender melhor o processo de ósso-integração de implantes dentarios e obter materiais mais efetivos e seguros¨. O tempo de espera será reduzido e a durabilidade do implante será maior.


Graças ao avanço da tecnologia  muitas pessoas podem ter um sorriso mais alegre e feliz. Embora tenham perdido seus dentes por qualquer motivo, o implante de dentes  tras mais segurança, conforto e comodidade.

TOUCHSCREEM/AGILIDADE/ ENFERMAGEM

RmZnet, informatica e automação. (REVISTA INFO) . São Paulo: Abril, 2010



Bruna Rodrigues de Andrade




Computador integrado com monitor Topuchscree, no qual permite operações diversas dispensando o uso de teclado e mouse.

Ideal para grande fluxo de uso no dia-a-dia onde a agilidade é necessaria nas operações. Baixissimo conssumo 35watts, e ocupa pequenos espaços. "p 69"

O computador com monitor Touchscreem, possuem uma tecnologia muito evoluida, permitindo assim melhores meios de uso. Além que proporcionar uma tela de LCD:15 melhorando a visualisação dos profissionais de saúdes, ocupam pequenos espaços e podem ser agustados em diversos ânjulos. Imagine a correiria dos profissinais de saúdes de um pronto socorro tentando salvar vidas ultilizando um teclado de um computador no qual um dos botões estar defeituoso, nossa realmente seria um sufoco. Com um computador onde se precise apenas tocar a tela do monitor como os computadores touchscreem, conserteza seria muito mais agil e eficiente, proporcionando agilidade nos atendimentos e informações dos prontuarios de cada paciente onde o profissional de saúde poderia ajustar em deferentes ângulos e ultilizar em diferentes ambientes pois o mesmo e leve e ocupa pequenos espaços, onde até os pacientes poderiam ter melhores informações de sua patologia, melhorando assim a sua comunicação com seu médico ou enfermeiro.

RESOLUÇÃO CFM Nº 1.805

Conselho Federal de Medicina.Resolução CFM Nº 1.805/2006.(REVISTA INTENSIVA).São Paulo:Bolina,2007

Thaísa Yana Siqueira de Souza

        Segundo o Conselho Federal de Medicina (2006), retrata que apartir da década de 60, a medicina passa a introduzir com muita velocidade um grande passo na tecnologia, criando Unidades de Terapia Intensiva (UTI's) para facilitar os procedimentos como aferir e controlar os sinais vitais de todos os pacientes que necessitam de um tratamento diferenciado com o uso de equipamentos que a tecnologia disponibiliza.
        A Tecnologia tem uma grande utilidade na saúde, desenvolvendo assim um grande trabalho em equipe dos profissionais de saúde. Cita ainda que " há um grande dilema ético apresentado aos profissionais da saúde", que é a não utilização da tecnologia disponível, pois existem inúmeros equipamentos num ambiente hospitalar que tais profissionais não usufruem pelo simples fato de falta de conhecimento no mesmo.
        Portanto, afirma que se torna vital que o médico, enfermeiro, reconheça a extrema importância na necessidade da mudança no enfoque tecnológico para que haja um trabalho eficaz de todos, gerando assim uma modernidade ampla que todos os profissionais de saúde tem a capacidade de alcançar.